
Em 21 de novembro de 2005, Norma Edwards tornou a primeira pessoa de sempre para comprar um Xbox 360.Ele tem agora cinco anos desde o lançamento do jogo de vídeo da Microsoft console.
(Crédito: Daniel Terdiman / CNET)Se há uma coisa que eu lembro mais do que qualquer outro de " Zero Hora ", as 30 horas Xbox 360 evento de lançamento em 20 de novembro e 21 de 2005, foi a visão de dezenas de jogadores literalmente desmaiou em pufes, seus controladores ainda em suas mãos.
Apesar das condições absolutamente fria, mais de 2.000 jogadores apareceram em Palmdale, cidade aeroespacial cerca de uma hora ao nordeste de Los Angeles, pela chance de estar entre os primeiros a tocar e comprar um Xbox 360.
E, depois daqueles 30 horas, a sua paciência foi recompensada: a frota de caminhões Best Buy rolou no hangar gigante onde o evento estava ocorrendo, e os Xboxes fluiu.
Porque as minhas memórias desse evento são ainda tão fresca, que é muito difícil para mim acreditar que já faz cinco anos completos desde o lançamento do Xbox 360 - a versão que marcou o primeiro tiro no console de próxima geração guerras entre a Microsoft, Sony e Nintendo. As duas últimas empresas lançaria seu PlayStation 3 e Wii consolas de um ano depois, em novembro de 2006 .
Mas então, o PlayStation 2 ainda é o console mais dominante do planeta, e ninguém nunca tinha ouvido falar do Wii. Por seu turno, o Xbox 360 era um desconhecido - o Xbox original, lançado em 2001, tinha sido um chamariz altamente rentáveis, e agora o mundo estava esperando para descobrir se a Microsoft estava pronta para ser um verdadeiro actor no console do jogo .
E eles fizeram sucesso? Em quase todos, eles fizeram.
"A Microsoft tem vindo como um longo caminho", disse Dean Takahashi, autor de " O Xbox 360 uncloaked ", e como eu, apenas um dos três repórteres lá durante todo o evento Zero Hour. "No planejamento do Xbox 360, que esperavam conseguir talvez 20 milhões de unidades vendidas em cinco anos. Na verdade, eles foram capazes de fazer mais de 40 milhões de euros. Esta geração de console tem funcionado muito melhor do que eles pensavam."
Em comparação, de acordo com um artigo Takahashi escreveu no mês passado para VentureBeat, onde ele é um escritor de chumbo, a Nintendo passou 74,6 milhões de unidades até à data, enquanto a Sony vendeu 38.900 mil PS3s.
Naquela época, no outono de 2005, a pergunta na mente de todos era como o novo Xbox sairia contra PS3.Afinal, a Sony havia vendido mais de 100 milhões de PS2, e foi bem entendido que a base de fãs da PlayStation da Sony deu uma enorme vantagem que se dirigem para a próxima geração do console guerras.
Mas desde o início, a Sony tropeçou, mais visivelmente com problemas de abastecimento em cadeia que forçou a cobrar R $ 600 para o PS3. E a Microsoft, com seu Xbox 400 $ 360, não teve nenhum problema aproveitando os fãs do PS3 que simplesmente não estavam dispostos a gastar mais de US $ 600.
Outra área onde a Microsoft tem uma vantagem inicial foi com a sua programação de jogos exclusivos. Na verdade, a plataforma tem ajudado spawn (ou melhorar) alguns dos títulos de maior e mais importante exclusiva na história dos videogames - o Halo, Gears of War, Fable e franquias - títulos e viu disponíveis em múltiplas plataformas tendem a ter um melhor desempenho no Xbox.
Por sua parte, o PS3 eo Wii ambos tiveram sua parcela de exclusividades blockbuster. PS3 jogadores tiveram acesso exclusivo a títulos como o Deus da Guerra e franquias Gran Turismo e aqueles com Wiis foram os únicos a poder jogar New Super Mario Bros, Super Mario Galaxy, Wii Fit, e outros.
É claro que, naquela época, ninguém esperava a entrada da Nintendo de próxima geração para ser um jogador real. A idéia era que seria uma batalha pelo primeiro lugar entre a PS3 ea Xbox 360. Cinco anos depois, que parece ser uma equação singular, dada a dominância quase instantânea do Wii. Ainda assim, muitas pessoas têm muito tempo aglomeradas o PS3 eo Xbox 360 juntos - dada a sua alta qualidade gráfica e poder de processamento enorme - e os mediu mais uns contra os outros e não contra o Wii.
Impaciente
Se a nova Sony e Microsoft consola operadores deviam ser avaliados cabeça-de-cabeça, em seguida, Xbox, deve ser julgado o vencedor, pelo menos até agora, apesar de sua vantagem ano. Enquanto o PS3 tem tido maior sucesso no ano passado ou assim, os primeiros anos da guerra de consoles tem visto o Xbox assumir uma liderança muito grande em cima da Sony.
Se a nova Sony e Microsoft consola operadores deviam ser avaliados cabeça-de-cabeça, em seguida, Xbox, deve ser julgado o vencedor, pelo menos até agora, apesar de sua vantagem ano. Enquanto o PS3 tem tido maior sucesso no ano passado ou assim, os primeiros anos da guerra de consoles tem visto o Xbox assumir uma liderança muito grande em cima da Sony.
Agora, com a liberação de seus 150 Kinect $ controlador de movimento, que vendeu mais de 1 milhão de unidades em seus primeiros 10 dias, a Microsoft está procurando solidificar a sua posição. Com efeito, a empresa disse que agora espera vender 5 milhões cinética só este ano.
A Sony, obviamente, também lançou um novo controlador de movimento, do movimento, mas Takahashi disse que Kinect já está ganhando essa batalha. E enquanto todos inicialmente queria comparar os dois Kinect e Mova-se com controle do Wii-mote da Nintendo, é difícil de igualar os controladores diferentes, porque os sistemas de base são tão diferentes.
Mas, apesar desse sucesso, alguns podem advertir que a Microsoft se mover lentamente com Kinect - e com o resto da plataforma Xbox. Uma das maiores falhas nos cinco anos do Xbox 360 é, indiscutivelmente, o chamado " Red Ring of Death ", que causou o acidente de consoles ou mesmo morrer. A Microsoft teve que desembolsar para um programa de garantia de $ 1 bilhão para cobrir Xboxes potencialmente defeituosas, um programa para o qual muitos deram os adereços da empresa, mas Takahashi, a história do Red Ring of Death ilustra uma área onde a empresa deve proceder com cuidado.
"A Red Ring of Death exposto um dos pontos fracos na estratégia de avançar demasiado depressa", disse Takahashi. "Se a Microsoft é culpada de nada, é por vezes muito impaciente quando se trata de obter resultados de negócios."
Takahashi disse que é por essa razão que a Microsoft não conseguiu se tornar um jogador no negócio de jogos multiplayer online, e que até à data, não condiz com os outros como Zynga ou Apple em jogos sociais, telefones inteligentes, ou de música portátil jogadores. Com isso em mente, disse ele, que adere à plataforma Xbox poderia muito bem ser sábio.
A Microsoft não foi capaz de responder a comentário para esta história.
Ainda assim, parece claro que a empresa tem bided seu tempo com o Xbox 360 - esperando que os consumidores se preocuparem com a falta do console de Wi-Fi integrado, ou o seu pequeno disco rígido. Como disse Michael Pachter, analista da indústria de jogos de vídeo com Wedbush Morgan Securities colocá-lo, o Xbox 360 tem "poder de permanência notável" e "não ficar tornou-se obsoleta depois de cinco anos."
Na verdade, Pachter afirmou que o futuro da franquia do Xbox parece forte, justamente por causa da Kinect. "Eles fizeram um trabalho fenomenal com Kinect", disse Pachter, e "tem pessoas animado sobre isso ... Isso é a coisa mais excitante acontecendo agora."
Elite e Slim
No passado, ele foi visto como um truísmo dizer que cada console de nova geração durou cerca de cinco anos.E por essa medida, seria o tempo para a Microsoft saiu com um Xbox totalmente nova.
No passado, ele foi visto como um truísmo dizer que cada console de nova geração durou cerca de cinco anos.E por essa medida, seria o tempo para a Microsoft saiu com um Xbox totalmente nova.
Claro, ninguém espera que isso aconteça em breve, eo mesmo acontece com a Sony ea Nintnedo.
Mas a Microsoft ea Sony têm encontrado formas de sair com novas iterações dos seus consoles - novas versões de que as coisas endereço como acessórios de falta ou a preços demasiado elevados - ao longo do caminho.Em 2007, a Microsoft lançou o Xbox 360 Elite , que ofereceu um disco rígido de 120GB - acima de 20 GB, no original -, bem como um HDMI High Definition Multimedia Interface) (, um cabo HDMI e um controle remoto sem fio. Este ano, ele foi ainda mais longe, trazendo o Xbox 360 Slim, que oferece um disco rígido de 250GB. No entanto, o preço caiu ao longo do tempo, para US $ 300.
Takahashi disse que pensava que o PS3 ultrapassaria o Xbox 360 em termos de qualidade gráfica e que os jogadores reagiriam comprando mais PS3s. "Mas essa vantagem não saiu para render benefícios para a Sony", disse ele. "Se a Sony tem vindo a ganhar terreno, é porque a Microsoft não foi suficientemente ambiciosos em projetar uma versão reduzida de seu console."
Da mesma forma, a Microsoft está a dominar seus rivais em serviços online. Seu serviço Xbox Live tem atualmente 25 milhões de membros e Pachter disse que 17 milhões desses são membros Gold, que pagam 60 dólares por ano para tomar parte em jogos multiplayer sofisticados e acessar uma ampla variedade de conteúdo social e de multimídia, como vídeos Netflix, A lista de filmes e programas de TV, Twitter e Facebook, e muito mais. E para Pachter, deve haver algo de valor lá porque, disse ele, que ouviu muito poucas queixas, quando a Microsoft aumentou o preço anual de adesão de R $ 50 a $ 60.
Mas, Takahashi disse que Kinect pode muito bem ser a melhor cobertura da Microsoft contra a ter de sair com uma geração totalmente nova de console, algo que pode muito bem não acontecer, pelo menos, mais dois ou três anos. "Kinect deu certamente [o Xbox 360], um chutador de meia-idade", disse Takahashi. "Eu não estava esperando isso acontecer e realmente pensei que a empresa teria de apresentar um novíssimo console até agora."
Por sua parte, Pachter não acho que isso é provável que seja necessário pelo menos mais alguns anos.
No entanto, Pachter também se pergunta como Microsoft, Sony e Nintendo têm conseguido manter os preços de seus consoles tão alto, que com Xboxes bem equipados e PS3 continua chegando a US $ 300 cada, eo Wii continua a vender por US $ 200.
"Se você me disse em 2005 que (para a temporada de férias em) 2010, os três consoles seria de R $ 300 (para o núcleo Xbox 360 Slim), US $ 300 (para o núcleo PlayStation 3) e US $ 200 (para o Wii), ", disse Pachter," eu teria dito (que) você estava com a droga. Não há nenhuma maneira ".
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